Login to Crowd-Ria Platform
Email
Password
Password recovery
 

What is it?

Crowd-Ria is a prospective and strategic surveillance tool (mostly technological and commercial) whereby companies can register and share relevant information about ICT topic areas.

Based on innovative concepts such as “Crowd Sourcing” and “Gamification”, Crowd-Ria takes advantage of knowledge and information sources from the crowd, and in return rewards the interaction between companies, promoting an engagement and dynamic interaction among its users.

How does it work?

Crowd-Ria works as a “game” in which companies (crowd) have a set number of points that can be used and received according to certain actions taken on the platform (e.g. publish article, subscribe tag, among other).

Why use Crowd-Ria?

- Follow-up technological trends and global priorities of the ICT sector;
- Identify technological and commercial opportunities for ICT companies, at a national and international level;
- Attain competitive advantage through possible collaborations towards the development of unique products/services.

 
Latest Crowd-Ria Public
Wavecom celebra 20 Anos de História, 20 Anos de Inovação.
Há 20 anos atrás, do espírito empreendedor de quatro jovens licenciados em Engenharia Eletrónica e Telecomunicações da Universidade de Aveiro, surgiu a Wavecom, uma empresa de engenharia, especializada em comunicações wireless, com uma forte componente de Integração e Desenvolvimento.

O Grupo Wavecom é agora constituído por quatro empresas sediadas em Aveiro, e conta atualmente com cerca de 200 funcionários. 

Desde sempre, a empresa centrou-se na Inovação e Desenvolvimento, nomeadamente, na área de redes e telecomunicações. 

Com projetos realizados em várias partes do mundo, com mais de 2 mil ligações em quatro continentes, a Wavecom desenvolveu e implementou vários projetos de Redes que suportam a telegestão das águas, a logística de Portos Marítimos e Aeroportos, Hospitais, Universidades, Transportes e tantas outras Empresas.

Ao nível nacional, durante estes 20 anos, destacam-se projetos de referência para clientes como:

– FCCN – implementação do maior projeto Europeu de comunicações unificadas, que teve como objetivo interligar todas as instituições do Ensino Superior Público Nacional, através de telefonia, baseado em tecnologia OpenSource.

– EDP Renováveis – interligação de todos os parques eólicos da península ibérica, numa extensão de mais de 6000 km.

– UEFA – a cobertura Wi-Fi da final da Liga dos Campeões, em maio de 2014, no Estádio da Luz, com o objetivo de dar conectividade a cerca de seis mil pessoas, entre jornalistas, convidados e pessoal da UEFA. 

– CARRIS – implementação da  solução SmartBus em todos os autocarros da Carris em Lisboa. Esta solução da Wavecom, não só fornece internet de qualidade aos passageiros, como permite, entre muitos dados, dar a conhecer a ocupação de passageiros em tempo real com o objetivo de suportar a gestão da frota e das operações.

Ao nível internacional estamos presentes em países como: Cabo Verde, Angola, Moçambique e Espanha, tendo realizado projetos em países como Brasil, Jamaica, Roménia, Itália, Inglaterra, Guiné-Equatorial e China, entre outros.

Atualmente contamos com um novo edifício sede à entrada de Aveiro, com mais de 3000 m2 de área bruta construído para receber toda a equipa.

A Wavecom aposta no contínuo desenvolvimento de  produtos e soluções próprias para as Redes 5G; Internet das Coisas; Indústria 4.0; Soluções para transportes de passageiros; Smart Cities; Smart Agriculture; Smart Environment e Smart Coast. 

Segundo a administração da Wavecom: .”..esta é a nossa visão e o nosso ADN para, pelo menos, mais 20 anos de existência”.

Parabéns a toda a equipa!
...
Fraunhofer Portugal desenvolve aplicação para prevenção de pragas nas vinhas

O projeto EyesOnTrap está a ser desenvolvido no centro de investigação Fraunhofer AICOS e pretende usar várias tecnologias para prevenir pragas nas vinhas e diminuir o erro humano


Investigadores do centro Fraunhofer AICOS Portugal estão a desenvolver um sistema assente em três vertentes, recheado de tecnologia em cada momento, e que pretende ajudar a prevenir a propagação de pragas nas vinhas. O projeto EyesOnTrap usa técnicas de visão computacional, dados de sensores para deteção automática de insetos nas armadilhas, registo de temperatura localizada e faz recomendações para combater as ameaças identificadas.

De um lado, há uma app móvel para o viticultor usar no terreno e reconhecer e contabilizar automaticamente as pragas, recolher o histórico de temperatura local e registar o estado fenológico (processos biológicos periódicos ligados ao clima). Em segundo lugar, há um módulo web central que armazena a informação recolhida pelo viticultor, disponibiliza recomendações de monitorização e que é flexível, podendo ser expandido para reconhecer novos insetos. Por fim, há um portal web para especialistas em taxonomia, para uso remoto, que permite observar os resultados da monitorização automática nas diferentes parcelas ou regiões e que ajuda a desencadear a resposta atempada às pragas detetadas, explica o centro de investigação em comunicado.

Esta é uma resposta tecnológica, que pretende ajudar nesta fase os produtores e empresários do Douro, região onde a produção de uva constitui um setor económico de referência e que é dos mais vulneráveis num cenário de mudanças climáticas e onde as pragas se tornam uma séria ameaça à qualidade da uva e ao rendimento da viticultura.

O projeto conta com um investimento superior a 400 mil euros e está a ser desenvolvido pelo Fraunhofer AICOS, em parceria com a GeoDouro – Consultoria e Topografia, Lda, e a Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense, contando com a participação de representantes do setor, como a Sogevinus Quintas SA, a Adriano Ramos Pinto – Vinhos SA e a Sogrape Vinhos, SA.
...
SIFIDE | Novo prazo de candidaturas em 2020
As empresas que encerraram o ano fiscal a 31 de dezembro de 2019 devem submeter candidatura até 31 de julho de 2020!

O SIFIDE visa aumentar a competitividade das empresas, apoiando o reforço em Investigação & Desenvolvimento através da dedução à coleta do IRC de uma percentagem das respetivas despesas de I&D.

Saiba mais sobre o SIFIDE em https://sifide.ani.pt/

...

Due to its novelty factor, at this initial stage the Crowd-Ria Platform is limited to Inova-Ria associates. In case you are interested in joining, please send an email to inova-ria@inova-ria.pt. We will notify you as soon as the platform opens to a wider ICT community.

 
2020 © Inova-Ria. Powered by Digitalwind
 Back to top